Receita e fotos Sueli Felix
Esse blog está com falta de receitas lights e integrais, Sueli, obrigada por ter enviado essa receita, parece que ficou muito bom esse pão, e a foto desse sanduíche está bem apetitosa
Ingredientes:
- 400 ml de água MINERAL morna( porque é uma mais saudável, livre de cloros e outros aditivos que podem modificar o sabor do pão)
- 01 sache (10g) fermento seco granulado p/ pão ( de marca boa)
- 100 ml de óleo de milho, canola ou girassol ( se não tiver nenhum desses pode ser de soja mesmo)
- 1 colher (sobremesa) de sal MARINHO ( POR SER MENOS IODADO)
- 4 colheres (sopa) açúcar mascavo
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos grandes
- 1 colher (sopa) lecetina de soja (se não encontrar deixe sem)
- 1 colher de cacau em pó ( opcional serve p/ escurecer o pão)
- 1 xícara (chá) de gérmen de trigo c/ fibra de trigo
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de gergelim
- 2 copos (requeijão) de farinha trigo integral
- Farinha de trigo branca até dar o ponto (dê preferencia p/ farinhas com no mínimo 9% de proteínas)
MODO DE PREPARO:
- Dar uma leve amornada na água, e já despeje nela o óleo. Reserve.
- Em uma bacia coloque todos os ingredientes secos ( MENOS O SAL)
- Misture muito bem esses ingredientes secos.
- Vá acrescentando a água c/ o oleo aos poucos e mexendo até ter formado uma pasta
- Acrescente um pouco da farinha branca p/ dar uma pequena encorpada e agora sim: ACRESCENTE O SAL
- Continue amassando e acrescentando a farinha branca até dar o ponto que todos os ingredientes estejam encorpados à massa e não esteja grudando nas mãos.
- Passe a massa para uma mesa que você possa sovar ela bem, durante uns 10 minutos seguidos, sempre no sentido de enrolar, esticar, rasgar e enrolar a massa novamente. Sempre nesse processo e você verá que a massa vai ficando cada vez mais encorpada, lisa
- Depois desse processo volte a massa na bacia em que foi amassada, cubra com um plástico e uma toalha de mesa e leve p/ descansar até a massa dobrar de volume. Se o clima estiver muito quente, ela cresce rápido, mas assim mesmo o mínimo que deixo descansando é 1 hs. De preferencia em um local sem ventilação.
- Corte a massa em 4 partes e dará 4 pães pequenos (eu divido em 4 e depois cada pedaço divido em + 4 partes no total dá 16 partes, e assim eles ficam com o formato de bisnaguinha (conforme a foto)
- Sove novamente cada pedaço da massa, dê o formato do pão de sua preferencia e vá colocando eles em forma untada com óleo
- Se quiser colocar algum grão em cima do pão p/ assar e dar um acabamento bonito é só pincelar c/ mel e colocar o grão de sua preferencia. Ex: aveia em grão , gergelim...
- Pré-aqueça o forno na temperatura mínima durante 5 minutos e desligue. Depois dos pães na forma, leve eles p/ crescerem novamente dentro do forno pre-aquecido durante uns 30 minutos ou até dobrarem de volume.
- Cresceram, ligue o forno em temperatura baixa (180*graus) e asse-os durante + ou - 25 minutos, depois aumente a temperatura p/ 210* graus e asse durante + uns 15 minutos nessa temperatura. Desligue o forno e deixe eles lá dentro ainda por mais um tempo + ou - 30 minutos, retire e coloque pra esfriar sobre papel toalhas, pois absorve a oleosidade da forma que ficou nos pães.
UMA DICA MUITO IMPORTANTE: Na grade do forno que fica embaixo da que está a assadeira com os pães, coloque uma forma com ágúa, deixe ela lá e asse os pães. Ela NÃO DEIXA o pão ressecar.
O motivo de adicionar o sal depois da massa já estar com um pouco de farinha de trigo branca, é que se colocar ele junto com o fermento e os outros ingredientes, ele com certeza irá alterar a composição de algum desses ingredientes.
Adorei!
ResponderExcluirQuero fazer...
Vou comprar o gérmen de trigo e a linhaça p/ fazer.
O restante dos ingredientes tenho em casa.
Obrigada por compartilhar essa delícia.
Boa noite Graci
ResponderExcluirtambém adorei esse pão, e pelas fotos parece que ficou muito bom
amei a receita quero fazer. gosto muito desas receitas mais saudáveis.
ResponderExcluirFiz, ficou bem macio, muito bom!
ResponderExcluir